O MacGuffin: Don't put all the blame on the booze, man

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Don't put all the blame on the booze, man

Miguel Esteves Cardoso, no Público de 24/02/2012:

Não é só o álcool


"No fim do filme, Tintin associado a Spielberg, o capitão Haddock deixa de ser um alcoólico. No Hugo de Scorsese o tio dele morre por continuar a ser.


São ambos filmes pedagógicos destinados às crianças, querendo dizer que o Cinema é tão bom como os livros. Ambos provam que não se pode compará-los.


Pertencem a mundos diferentes. O pior livro de Hergé, a preto e branco, é mais animado do que o filme Tintin. Scorsese mostra muitos livros no Hugo, apresentados pelo vampiresco Christopher Lee, para ver se percebemos que os filmes de George Meliès e o cinema em geral fazem parte do mesmo mundo. Não fazem.


A catástrofe relativista e politicamente correcta - nada vale mais do que outra coisa; é tudo igualmente bom ou mau - é estender-se à crítica literária.


Um dos melhores praticantes é James Wood. Mesmo assim, no New Yorker de 27 de Fevereiro, escrevendo tardiamente sobre Edward St.Aubyn, ele descreve o pai do autor, que o violou e violentou desde os cinco anos de idade, como o "alcoholic, violent father". A ordem é importante: alcoólico antes de violento. Antes Wood arrola os "snobs, drunkards, pedophiles, fools, tyrants and addicts" que ocorrem na pentalogia. Nota-se que o alcoolismo vem sempre antes da pedofilia. É uma questão moral. A pedofilia vem sempre em primeiro lugar. Regressa sempre a história que o álcool é responsável.


Não é. Aquilo que se faz e diz é sempre mais importante do que aquilo que se bebe. Deseduquemo-nos já."

1 Comentários:

Blogger margarida disse...

"Aquilo que se faz e diz é sempre mais importante do que aquilo que se bebe" ou, como a minha mãe me explicava, 'não é a bebida que justifica o que faz e diz'.
A lucidez e objectividade do olhar sempre foi um bom princípio.

11:04 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.