O MacGuffin: A diferença

segunda-feira, outubro 10, 2011

A diferença

"The only problem with Microsoft is they just have no taste. They have absolutely no taste. And I don’t mean that in a small way, I mean that in a big way, in the sense that they don’t think of original ideas, and they don’t bring much culture into their products." Steve Jobs (daqui)



2 Comentários:

Anonymous jaa disse...

Hmmmm, exactamente quais foram as ideias originais da Apple? Não os leitores de MP3, nem os telemóveis, nem os tablets, nem sequer os teclados tipo 'chiclet'...

4:08 da tarde  
Blogger MacGuffin disse...

(Muito à pressa, respondo)

Para além da qualidade indesmentível dos materiais, dos processadores e interfaces gráficos (em parceria ou não com outras empresas), o grande contributo, ou a grande inovação da casa de Steve Jobs, foi ter alcançado uma síntese perfeita, ou pelo menos sem paralelo, entre a máquina, o design e a característica «user friendly» e «simples» das suas aplicações (software). Eu, que sou um leigo – e que, como tal, não estou apto a dizer que o chip z ou a placa y ou a ventoinha x que, integram os produtos da Apple, foram produzidas ou inventados por outras empresas – posso afirmar que só quem nunca teve contacto com um produto da Apple – um computador, um telemóvel, um tablet, etc. – pode afirmar que a Apple era apenas mais uma empresa da área da electrónica (hardware e software). Não é, nem nunca foi assim. Ao se utilizar um iPhone, um portátil ou um pc da Apple, percebe-se que se está na presença de algo de diferente. Quando o Steve Jobs afirma que os outros não trouxeram «much culture into their products», consigo perceber o que ele está a dizer. A Apple foi a empresa que mais longe levou a preocupação com o design e com a simplicidade e facilidade de utilização dos seus produtos. Isso reflecte cultura, educação e sofisticação. Não digo que a malta da Apple seja uma cambada de génios, a anos luz de todos os outros. Agora, que são diferentes para melhor, lá isso são.

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.