O MacGuffin: Do cinismo

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Do cinismo

Das reacções ao anúncio de uma moção de censura por parte do Bloco de Esquerda, sobressai, acima de tudo o resto, a forma mal disfarçada como o PSD e o CDS travam, por estes dias, um conflito interior contido num colete-de-forças cozido a cinismo e tacticismo, que com o passar do tempo dá sinais de estar em processo de desconjuntamento.

Nem o PSD, nem o CDS, rejeitaram de forma clara ou, como é moda dizer-se, «assertiva» a mesquinha e infantil jogada de Francisco Louçã. Lá no fundo, por detrás da grandiloquente defesa da «estabilidade política» e do propalado desejo de que se «cumpra a execução orçamental» (a bem de Portugal, blá blá, blá), os dirigentes do PSD e do CDS tentam mascarar a vontade de ocupar a cadeira do poder (não ponho em causa as boas intenções), enviando, de preferência, o Eng. Sócrates para um longo exílio beirão.

Deixemo-nos de tretas: no fundo, o PSD e o CDS desejam que a execução orçamental falhe e que o clima social e económico se degrade. Se a execução orçamental se cumprir e o país começar a dar sinais de recuperação económica, o Eng. Sócrates ressuscitará para a vigésima quinta vida e dificilmente o Dr. Passos Coelho (que muitos observam como um José Sócrates laranjinha) voltará tão depressa a ter um lugar ao sol. Pensar que a direcção do PSD está disposta a esperar até ao fim da legislatura (mesmo correndo a governação de forma sofrível ou, digamos, aceitável), é não perceber como funcionam os partidos de poder. É notório que o anúncio da moção de censura do Bloco suscitou, na hostes sociais democráticas (para só falar nestas), um «eh pá, que bom seria aproveitarmos isto», seguido da sacramental pergunta «mas será que a coisa está madura?».

(publicado originalmente aqui)

1 Comentários:

Blogger margarida disse...

LOL!
... assim que resmungo "estou farta de política, vou deixar de ver notícias e ler jornais; acabou-se!" leio-o (e mais um ou outro que cá sabemos) e tenho de desistir da ideia...
Só por alimentarem verve desta, até vale a pena aturar aquela tropa fandanga..., uf...
LOL!

10:21 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.