O MacGuffin: It’s, like, my opinion, man

quinta-feira, outubro 07, 2010

It’s, like, my opinion, man

O Ouriquense deu-me a honra de responder a esta espécie de post. Sobre a resposta, agrada-me, em particular, a forma como o Ouriquense contrapõe as minhas «probabilidades tabeladas» com, er…, as «probabilidades tabeladas» do Ouriquense. Estou piamente convencido que a pessoa de bem e o amigo (dois atributos num só corpo) que gere o Ouriquense, consubstancia a sua opinião com base em «evidências empíricas substanciais». Só assim se compreende a autoridade com que esmaga, e a espaços chacoteia (benignamente, é certo), a minha opinião, segundo a qual uma leitura, ou uma tentativa de leitura, precoce de um livro, digamos, «desapropriado» para a idade, proporcionará uma maior probabilidade de releitura ou leitura séria, a posteriori, do que a simples ausência de leitura precoce. Contra isto o Ouriquense assevera que «a melhor forma de jamais se ler um livro com a competência que vem com a idade e a experiência de leitor é ler esse livro quando se é demasiado jovem». Eu acho que não (embora admita que haja casos em que sim, daí ter-me referido a probabilidades). E dei como exemplo a minha experiência. Admito que esta seja tão insuficiente quanto a minha subjectiva convicção, baseada na observação pontual e não metódica de alguns petizes (incluindo a minha filha, de catorze anos). Ou seja, dou de barato que navegamos no imenso e pérfido mar da opinião, a bordo dos nossos Pequods particulares. E se assim é, fechemos com chave de ouro esta superlativa polémica: let’s all shut the fuck up.

1 Comentários:

Blogger margarida disse...

LOL! que ditador!...

6:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.