O MacGuffin

domingo, agosto 29, 2004

MUITA CALMA
Caro Rui, acalme-se: o meu comentário, no que respeita a “taus-taus” e “lições”, não era para ser levado a sério. Escrevi-o com um sorriso não cínico. Ninguém aqui pretende dar lições a ninguém. Obviamente. E, apesar de referir o meu apreço por polémicas, não me parece haver lenha suficiente para atear o que quer que seja.

Dito isto, reparo que se esqueceu de arrolar no lote dos “maiores de Hitch”, filmes como Rope, I Confess, Shadow of a Doubt e The Birds (o qual passou a ser moda desprezar). Desculpe perguntar: serão «menores», «semimaiores», «semimenores» ou «semimaiores-a-caminho-de-maiores»? Se é conhecedor do universo hitchcockiano e se gosta e sabe de cinema, saberá muito bem que, por exemplo, Shadow of a Doubt é grandioso. Que Rope é magistral. Ou seja, que estes quatro filmes são filmes maiores em qualquer filmografia. E, já agora, o que diz de Lifeboat? Para mim é um lobo (maior) com pele de cordeiro (menor).

Quanto ao The Trouble With Harry, dificilmente o poderá encaixar numa categoria. Pelo menos numa categoria com companhia. The Trouble With Harry é um filme singular na filmografia de Hitchy (merde: Hitch!). Compará-lo com qual? Com o quê?

Quanto aos “Malucos do Riso”, não está propriamente a falar com alguém que considera os Malucos do Riso o “cume da sofisticação do humor português”. Eis o que penso: registar-se-á, entre nós, uma ligeira diferença de sensibilidade relativamente ao lado humorístico do Mestre. Sobretudo em The Trouble With Harry (a não ser que o Rui considere que o tipo de humor do filme seja comparável ao dos Malucos do Riso). Nada mais. E digo ligeira porque quando diz que North By Northwest é um dos filmes mais divertidos de Hitchcock, estou 100% consigo. Divertido em todos os aspectos: na trama, nas referências sexuais, na mise-en-scene e, claro, nos pequenos apontamentos humorísticos. Sinceramente, Rui, para quê essa dos Malucos do Riso enquanto se discutia algo «ligeiramente» mais elevado? Tirada infeliz e dispensável, foi o que foi. Mas não se rale: acontece a todos.

Para terminar, dando um toque «construtivo» à coisa (cai sempre bem), resta-me congratular-me por estar a discutir com outro fã incondicional de Hitchcock. Ou Hitch. Ou Hitchy. Whatever.

PS: E sim, o 39 Steps é um dos melhores filmes de Hitchcock.



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.