O MacGuffin

quinta-feira, julho 15, 2004

FRANCAMENTE
(corrigido)
Do leitor Rui Queiroz:

”Mas afinal não gosta do Neruda por o considerar mau poeta ou porque ele era
comunista? É uma estranha coincidência que os blogers de direita NUNCA
gostem de ARTISTAS de esquerda...
É o mesmo que alguém de esquerda dizer mal do Borges porque era de direita!
Francamente...”


Caro Rui: não se trata de o considerar "um mau poeta", nem sequer de "não gostar" de Pablo Neruda. Do que eu "não gosto" é da sua poesia. Uma questão de sensibilidade (“source inexhausted of all that’s precious in our joys, or costly in our sorrows”, como escreveu um dia Laurence Sterne).

Sempre achei a poesia de Neruda demasiado «juvenil» para o meu gosto. Há poemas que roçam um grau de superficialidade que se aproxima perigosamente dos desabafos simplistas de um qualquer teenager armado em poeta. Exemplo:

“eu adoro toda
a poesia escrita,
todo o orvalho,
lua, diamante, gota
de prata submergida”


Isto, para mim, é medonho. Outro exemplo:

“Tal vez consumirá la luz de Enero,
su rayo cruel, mi corazón entero,
robándome la llave del sosiego.

En esta historia sólo yo me muero
y moriré de amor porque te quiero,
porque te quiero, amor, a sangre y fuego”


A densidade deste poema é sensivelmente igual à densidade representativa do Tó Zé Martinho.

Ao contrário de Neruda, eu não “adoro toda a poesia escrita”. Há poetas que me dizem tudo, outros que me dizem nada ou muito pouco. Lamento, mas Neruda não mexe comigo.

Quanto à “estranha coincidência” que referiu, pois que o seja. Estranha. O facto de Neruda ter sido comunista, não me interessa nada. O que está em causa é o poeta, não o homem. Faço-lhe a pergunta ao contrário: teria eu de esconder as minhas reservas relativamente à poesia de Neruda para evitar que pensassem “lá está ele outra vez, a dizer mal de um poeta só porque é de esquerda”? Não gosto de ser cínico. Nem hipócrita.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.