O MacGuffin

segunda-feira, junho 28, 2004

CALMA
1. Durão Barroso ainda não tomou a decisão.

2. Pedro Santana Lopes pode não ser o escolhido para suceder a Durão Barroso. Pessoalmente, acho que há gente mais capaz no PSD para desempenhar essa função, embora, provavelmente, menos coalition friendly. Ainda assim, creio que são de um exagero desmedido as reacções contra Santana Lopes, como se o homem fosse um perfeito idiota ou tivesse lepra.

3. (agora, para algo politicamente incorrecto) Preferia ver Santana Lopes sentado como primeiro-ministro do que viver a possibilidade de um governo de esquerda (liderado por Ferro Rodrigues) coligado com a extrema-esquerda (uma hipótese perfeitamente plausível). Nesta altura do campeonato, depois do trabalho feito (incluindo o sujo e o impopular) e de tanto sacrifício pedido aos portugueses, seria, certamente, um cenário desfavorável para o país. Mas, repito, preferia outro(s) a Santana Lopes.

4. Há quem defenda o racionalismo aplicado à política, como é o caso do meu amigo maradona, para quem o cargo de primeiro-ministro exige a presença de um ser humano ”que passou os primeiros 30 anos de vida mergulhado em livros, técnicos ou outros (de preferência técnicos), e que tenha sido aprovado com distinção por uma instituição universitária de rererererenome mundial.”. Não acho nada disso. Nada mesmo. Oakeshott explicou-o, muito bem explicadinho. Aqui. Não creio que precisemos de um tecnocrata puro ou de um encartado académico carreirista. Pelo contrário. O tacto, a sapiência, a razoabilidade e a paciência, em política, não se adquire ou assimila by the book. Mas isso levar-nos-ia bem longe e estão neste momento 39º C em Évora. Capice?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.