O MacGuffin

sábado, dezembro 06, 2003

A PÁGINA 2 DO CORREIO DA MANHÃ DE SEXTAS-FEIRAS
Depressões
por Alberto Gonçalves
"1. "Recessão é quando um vizinho perde o emprego; depressão é quando perdemos o nosso." A frase pertence a Ronald Reagan, um homem que, sem Alzheimer, costumava exibir com regularidade esta rara perspicácia. Infelizmente, quem consulta as opiniões dominantes nos nossos media não sai tão bem servido.
Parece que o País está há uns tempos em recessão técnica – situação de que ameaça descolar a cada instante mas não há maneira de o conseguir –, o que tem levado numerosos vizinhos a perderem o respectivo emprego. Visto que os vizinhos, regra geral, também são pessoas, não espanta que as mesmas se sintam naturalmente deprimidíssimas.
Chato é confundir as coisas, ou seja, substituir a recessão (a ‘tanga’, na linguagem especializada do primeiro-ministro), que é um fenómeno económico, pela depressão, que é assunto individual e intransmissível. Por tudo e por nada, jornais e noticiários atafulham-se com análises exaustivas da nova doença nacional, dando de caminho excessiva voz a psiquiatras e sociólogos. Por tudo e por nada, políticos avulsos elaboram às três pancadas o fatal diagnóstico: os portugueses estão deprimidos.
Eu, por acaso, não estou. Mas, se fizerem muita questão, fico. Já faltou mais. Em qualquer inquérito de rua, não custa achar um cidadão com BMW, salário ‘europeu’, saúde, casa de férias, uns milhares em acções e promissórias e dois filhos lindos que, após adequada insistência, confesse encontrar-se em depressão profunda – devido à Casa Pia ou à perda da America's Cup. Hoje, em Portugal, ser-se moderadamente feliz chega a ser obsceno. No mínimo, é tão embaraçoso quanto descer à rua sem calças ou ler ‘O Dia’.
Claro que a história da ‘depressão’ não cai do céu, e apresenta vantagens diversas. Em larga medida, funciona como instrumento de combate político: se o pessoal está ‘em baixo’, a culpa cabe inteirinha ao Governo, que é mesquinho e diverte-se a castigar o povo. Em última instância, porém, remete-nos para o velho lirismo lusitano, de que ridiculamente nos achamos portadores e que nos tem sido de tanta inutilidade. Em suposta terra de supostos poetas, a melancolia (’depressão’ é o nome contemporâneo) é adereço que, em alturas de crise, convém envergar. Não só é giro como nos poupa a dispensáveis maçadas.
A depressão é um sossego; a recessão é uma canseira. Recessão sugere recuperação, contas, produtividade, trabalho; a depressão traz consigo um familiar aroma a fado, a algo que nos escapa e que, de acordo com a lógica, não podemos nem nos compete contrariar. Lavar as mãos, pelo menos em sentido metafórico, é o nosso passatempo predilecto.
Parafraseando outro famoso presidente dos EUA, os portugueses nunca perguntam o que podem fazer pelo seu País: preferem esperar que o País lhes apareça feito. Vale que esperam sentados, no café, no escritório ou no sofá de casa, lugares onde a antiga arte da lamúria consola mas não produz milagres. E, isso sim, é que é um bocadinho deprimente.

2. Nas últimas legislativas, o apoio do dr. Vilarinho ao PSD preocupou o PSD e indignou a oposição. Mas toda a gente acha de uma confrangedora banalidade que dez presidentes de câmara se juntem publicamente para defender a recandidatura do sr. Pinto da Costa. E depois? O dr. Vilarinho fora eleito por uns tantos sócios de um clube de futebol, em que os sufrágios dependem da antiguidade e do pagamento de uma quota. Os tais dez autarcas são o resultado de uma eleição livre e universal. À época, o dr. Vilarinho representava os devotos da bola, que formam um culto por aqui sagrado e cujo nome não se invoca à toa. Os dez autarcas representam apenas os cidadãos, uma espécie pouco merecedora de respeito, felizmente habituada a votar e calar.
Aprendam: sob pena de desonra, o futebol não deve baixar-se à pocilga partidária; a política, por sua vez, só ganha em banhar-se na água benta do futebol. A política mancha, o futebol redime – eis um lema à espera de ser lavrado na bandeira."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.