O MacGuffin

quinta-feira, dezembro 18, 2003

Ó MARADONA!
Anda um gajo (moi même) armado em intelectual (no meu caso em «pseudo-intelectual», com toda a arrogância e pesporrência que daí advém) e, quando menos se espera, aparece um outro a dizer que não, que eu também sou uma besta, tal como o rapaz do Quem quer ser milionário?; que há outros que estão para além de mim e que pensarão ou dirão o mesmo, blá blá, blá blá, blá blá. Amigo maradona (e o “amigo” é absolutamente genuíno e sincero): tens toda a razão. Seguido de: So fucking what? Pela minha parte, peço aos anjinhos que os que estão mais além - ou seja, os que estão acima de mim; ou seja, os que sabem o nome das obras completas do Goethe, os que sabem explicar o princípio da incerteza de Heisenberg, os que compreendem na totalidade a filosofia de Hegel, etc. etc. etc.; ou seja, os que sabem mais e melhor do que eu – peço aos anjinhos, dizia, que não deixem nunca, mas nunca, de denunciar, sempre que se proporcione, a minha incultura e estupidez da forma como bem entenderem. Eu espero, eu exijo!, que me «batam» e ponham a nu a minha ignorância. É também para isso que eles lá estão.
Voltando ao rapaz do Quem quer ser milionário? (que não era propriamente um idiota babado ou uma criança), no meu tempo de adolescente bexigoso (agora sou apenas bexigoso), tive sempre presente um conselho do meu pai: “se não sabes cala-te; se sabes, cala-te também.” É ainda por causa desse conselho que eu nunca irei ao Quem quer ser milionário?. Caso fosse, mandaria o bom senso e o que há de mais nobre na palavra 'humildade' que, perante uma pergunta que me oferecesse sérias duvidas, o melhor seria mesmo ficar calado para evitar figuras de otário.
Finalmente, uma razão de peso: dizer que La Dolce Vita foi realizado pelo Roberto Benigni ofende, também, a minha qualidade de cinéfilo. Dito de forma mais prazenteira, eu não admito que um cab*** (desculpem a linguagem) qualquer ouse dizer que La Dolce Vita é do cagal*** (desculpem, novamente) do Benigni.
Chamem-me elitista, presunçoso, pavão ou Eduardo Prado Coelho. Estamos entendidos maradona? (já agora, toma nota: o almoço em Évora vai ser agendado para Janeiro).

PS: E já agora, amigo maradona, eu perguntava-te: qual a reacção mais arrumadinha e certinha para acompanhar a calinada? “Coitado do rapaz, ele ainda é tão novinho...”? Ou: “Pois é, o cinema não é o seu forte”?. Ou, ainda, “não sabe aquela mas saberá outras que eu até não saberei”? Ou achas que poderíamos ir mais além e questionar “Afinal de contas, para que serve o «saber»? O que é que isso interessa perante o milagre da vida? Será assim tão importante saber que o La Dolce Vita foi realizado pelo Fellini? Para quê?
No fundo, como diria o Fellini, “La Vita è Bella”...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.