O MacGuffin

sábado, agosto 23, 2003

SE ME DÃO LICENÇA...
Se me dão licença, gostaria de dizer duas coisas (ou melhor, três).

A primeira, sobre o blogue do Francisco José Viegas. O Aviz. É uma coisa que ando para dizer há muito. Aqui vai: obrigado Francisco. Bem haja.

A segunda, para pedir desculpas ao Pedro Rolo Duarte. Com este mimo a um colega blogger, adensei a teia. Reforcei o «acorrentamento». Numa frase: alimentei o «monstro». Paciência.

PS (esta é a terceira): ainda sobre o comentário de Pedro Rolo Duarte acerca da blogosfera, no DNa de hoje – eu que defendi as suas anteriores intervenções sobre o assunto – devo dizer que não compreendo onde está o «encanitamento». Acho até desonesta a forma como PRD retira umas frases de contexto, para extrapolar que a blogosfera é «aquilo»: um role infindável de frases ocas de sentido, de recadinhos sobre e para os amigos. PRD sabe perfeitamente que a blogosfera é «aquilo», mas é também muito mais. Eu podia (e ele também) retirar frases que provariam o contrário: que a blogosfera é um espaço onde se escrevem coisas bem interessantes, e se lançam discussões valiosas. Incluindo os tais blogues de onde PRD retirou, de forma injusta, umas frases. Será que PRD nunca falou sobre os seus amigos e para o seu umbigo?
Acima de tudo, a blogosfera é um espaço heterogéneo, despretensioso, onde cabem as mais diversas sensibilidades e os mais diferentes géneros. Um espaço de liberdade. Que eu saiba – pelo menos é assim que a entendo – a blogosfera não surgiu para arrebatar o que quer que seja ou como alternativa à comunicação social «tradicional». Cada blogue constitui uma espécie de diário inconsequente, transmissível ou não, cuja credibilidade depende exclusivamente da vontade de quem por lá navega (não têm a «rede» de pertencerem a uma publicação). Uns são mais sérios, outros menos sisudos. A lógica que lhe está subjacente, e os critérios editoriais que os suportam, nada têm que ver com os de outras realidades (como é o caso da imprensa escrita dita séria). PRD sabe isso perfeitamente. E sabe que existem blogues de eleição (nem vale a pena aqui mencioná-los), que importa ler, diária e militantemente. No fundo, caro PRD, é tudo uma questão de filtros. O resto, é embirração temporária...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.