O MacGuffin

quarta-feira, maio 28, 2003

O DISCURSO DA LITANIA

José Manuel Fernandes foi, segundo penso, o primeiro a dar o mote: se se provar que Paulo Pedroso foi pedófilo, é o descrédito total da classe política. Se, afinal, se provar a sua inocência, é o descrédito absoluto do sistema judicial português. Neste caso não vai haver vencedores. Todos seremos perdedores.

Treta. Nem uma coisa, nem outra. A justiça pode enganar-se. É feita por homens e está sujeita ao erro. E o erro pode incidir sobre o José Manel da Esquina ou sobre um político. Deseja-se, e pretende-se, que os erros sejam mínimos. Que os meios de prova sejam consistentes. De acordo. Mas o «sistema» (a palavra mais estafada dos últimos anos) pode errar. Aliás, deve errar. Só em ditaduras o «sistema» não erra. Quem entra fica, de certeza, preso.

O descrédito total da classe política? Não creio. Como disse o inefável Motal Amaral: “uma andorinha não faz a primavera”. Agora, o problema é outro: a classe política já se encontrava nas lonas, muito antes da detenção do Dr. Paulo Pedroso. Mas isso dar-nos-ia pano para mangas...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.