O MacGuffin

quinta-feira, abril 10, 2003

O MEU PROBLEMA COM MANUEL MONTEIRO

Do leitor João Carvalho Fernandes: ”Tenho lido o seu Contra a Corrente com interesse. No entanto há uma coisa que me intriga: periodicamente demonstra detestar o Manuel Monteiro. É alguma questão pessoal? Importa-se de esclarecer?

Caro João: é tudo menos pessoal. Não conheço o senhor e nunca me senti incomodado directamente por ele. Mas é, confesso, uma questão física, química, estética e política. Se quiser chame-lhe embirração primária. Que seja. A pose é enjoativa, o olhar de falcão amestrado, os gestos rígidos e as manifestações de insatisfação petulantes – coisas que não inspiram confiança e apenas auguram o pior. Há, em Manuel Monteiro, inabilidade, «tacticismo» e demagogia a mais para o meu gosto. Falta-lhe naturalidade e espontaneidade. Por outro lado, não lhe conheço uma só ideia política sólida. Politicamente, o homem é o quê? É sobretudo um franco-atirador que dispara conforme o vento e a toada. E, agora, deu para a megalomania. “Fundar um novo partido”, “iniciar um novo debate”, “erigir uma nova vaga”, tudo objectivos que soam à politiquice da aglutinação e do aproveitamento reles das franjas da sociedade insatisfeitas com o “sistema”. Não que o sistema esteja bem. Mas bem mais difícil, e honesto, é tentar melhorá-lo por dentro, com contenção e sensatez, e não através da difamação e bestialização demagógica (um pouco à imagem do Bloco de Esquerda). Toda a estratégia Monteirista nos remete para o ressurgimento dos partidos radicais – quer à esquerda, quer à direita – que proclamam, altivos, a sua asséptica incompatibilidade com o status quo. Irritar-me-á sempre essa postura pró-activa de “desalinhado”, como se a realidade pudesse ser desprezada ou modificada de um dia para o outro.
Também lhe digo, caro João: a coisa vai morrer por ali. Não vislumbro em Manuel Monteiro estatuto ou talento para grandes voos. As pessoas não são estúpidas.
Esperando não ter ofendido a sua sensibilidade ou uma eventual simpatia pela figura de Monteiro, agradeço a sua participação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.